logo

SEMANA ENEF

Sicredi aplica dicas de economia durante a Semana Nacional de Educação Financeira 2025

Com foco na orientação e organização financeira pessoal, a iniciativa busca incentivar escolhas conscientes e gestão financeira assertiva.


Por Assessoria Sicredi

img

Foto: Assessoria Sicredi

Durante a 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), promovida pelo Banco Central, que será realizada de 12 a 18 de maio, a Sicredi Biomas reforça o debate sobre a importância da educação financeira e práticas que podem transformar a relação das pessoas com a gestão de seus recursos.

 

Com o tema "Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes", a campanha busca incentivar o consumo e a gestão responsável a partir da infância, estimulando também reflexões para todas as idades.

 

Com o compromisso de promover o uso responsável dos recursos, a cooperativa destaca três práticas essenciais para adotar hábitos financeiros mais sustentáveis:

 

Conhecer os gastos e estabelecer metas

O primeiro passo para o controle financeiro é registrar todas as despesas, inclusive as de pequeno valor. Ter uma visão clara de como o dinheiro é utilizado facilita a identificação de excessos e a definição de metas de economia mais eficientes.

 

Priorizar o consumo consciente

Antes de realizar uma compra, é importante avaliar a real necessidade do item. Adotar uma postura de consumo mais racional contribui para evitar gastos impulsivos, equilibrar o orçamento e fortalecer uma relação mais saudável com o dinheiro.

 

Utilizar a tecnologia como aliada

Aplicativos de controle financeiro, planilhas e ferramentas disponibilizadas por instituições financeiras são importantes aliados na organização. No Sicredi, por exemplo, associados contam com recursos que permitem acompanhar receitas e despesas em tempo real, facilitando o planejamento.

 

As orientações integram o programa Cooperação na Ponta do Lápis, iniciativa do Sicredi que busca fortalecer práticas financeiras sustentáveis e apoiar a construção de um futuro mais seguro e consciente para os seus associados.

 

Sobre a Semana ENEF

Criada em 2014, a Semana Nacional de Educação Financeira é o maior movimento brasileiro dedicado à promoção da educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal. Em sua 12ª edição, reúne milhares de iniciativas gratuitas em todo o país, com o objetivo de estimular a formação de uma sociedade mais consciente sobre o uso do dinheiro.

 

A programação completa da Semana ENEF e outras informações podem ser conferidas nas redes sociais oficiais da Sicredi Biomas ou no site: sicredi.com.br/educacaofinanceira.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui  

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTubeTikTok    


MAPEAMENTO

TCE-MT fará censo próprio para mapear realidade econômica e social dos municípios

Sérgio Ricardo alertou que 35 municípios do Estado correm o risco de desaparecer.


EXPOIND 2025

Após 15 anos, Indiavaí resgata tradição e se torna referência em eventos na região Oeste de Mato Grosso

Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.


INDIAVAÍ

Gusttavo Lima é anunciado para a ExpoInd 2026 por senador: "Contem comigo"

O senador Jayme Campos (União Brasil) declarou, durante a abertura da 1ª ExpoInd, a pretensão de levar o Embaixador da Música Sertaneja, o cantor Gusttavo Lima, para se apresentar na edição de 2026 do rodeio de Indiavaí. “Vamos trazer o Gusttavo Lima para a festa aqui da cidade de Indiavaí. Contem comigo”, disse o parlamentar durante a solenidade realizada na noite...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.